Saiba o que é geometria da suspensão e como ela afeta seu carro

Existem diversos serviços que são prestados numa oficina mecânica, mas nem todo mundo sabe qual a utilidade que todos eles têm para o veículo. Qualquer pessoa já ouviu falar em balanceamento, alinhamento, calibragem etc, mas nem todos sabem o que exatamente estes serviços realizam, o que pode ser um problema: afinal, se a pessoa não sabe qual a utilidade de algo, como ela vai saber que precisa daquilo?

A geometria da suspensão e direção é um desses serviços que são fundamentais para o bom desempenho do automóvel, mas nem todos os motoristas sabem exatamente o que faz. No texto a abaixo, você ficará sabendo o que é geometria e qual sua importância o carro.

O que é a geometria?

A geometria da suspensão é o alinhamento da suspensão dianteira do veículo. Durante este procedimento, são feitas medições precisas, em milímetros e graus, para determinar a distância entre os eixos do veículo, o cáster (medidas em relação ao eixo imaginário vertical) e o câmber (queda ou convergência das rodas, que é a distância entre a parte superior e a inferior da roda) para que todas as rodas fiquem alinhadas, formando o desenho de um retângulo.

A geometria é necessária para o carro, pois a suspensão dianteira é um sistema flexível projetado para absorver impactos da melhor forma possível. Por não ser um sistema rígido, a suspensão acaba perdendo seus pontos de fixação original quando o veículo passa por buracos e outras irregularidades na pista e essa fixação é então corrigida com a geometria.

geometria da suspensão

Situações que podem exigir geometria

Algumas situações pelas quais o veículo passa podem prejudicar o alinhamento da suspensão dianteira e exigir um serviço de geometria para o reparo do problema.

A geometria é indicada nas seguintes situações:

  • Acidente ou colisão forte com um obstáculo ou buraco
  • Após a troca dos pneus ou se eles apresentarem um desgaste desigual
  • Quando houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção
  • Quando o veículo está instável e “puxando” mais para um lado ou o motorista estiver com dificuldade para manter a trajetória
  • A cada 10 mil quilômetros rodados, ou nas manutenções indicadas pelo fabricante do veículo

A importância da geometria para o carro

Apesar de parecer algo simples, a geometria da suspensão é uma função essencial para ter uma boa estabilidade no carro, pois rodas dianteiras desalinhadas podem causar desgaste anormal dos pneus, além de fazer com que o veículo consuma mais combustível, fique mais pesado e instável, aumentando assim o risco de acidentes.

Por isso, é importante ficar atento a qualquer sinal de desgaste desigual dos pneus dianteiros, o que indica um desalinhamento da suspensão, e procurar uma oficina mecânica. Durante a geometria, os ângulos entre os pneus e a carroceria, os componentes da direção e as colunas de suspensão são avaliados e, se necessário, corrigidos em um equipamento apropriado. É por este motivo que o procedimento deve ser realizado em oficinas, por profissionais capacitados.
A Baltop possui profissionais especializados para fazer a revisão e a manutenção completa da suspensão e de outros itens do seu veículo. Confira este e outros serviços da Baltop em nosso site.

1 thought on “Saiba o que é geometria da suspensão e como ela afeta seu carro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *