Saiba como proteger seu carro da maresia

Quem vive no litoral sabe que um dos principais problemas causados pela proximidade com o mar é a maresia. Ela corrói não apenas as ferragens domésticas, como janelas, portas e batentes, mas também é danosa para as ferragens do automóvel.

Felizmente, nos últimos anos, as montadoras já produzem seus carros com uma película de proteção antiferrugem que impermeabiliza a lataria e protege dos efeitos da maresia. Contudo, com o uso do veículo, é normal que surjam desgastes que podem prejudicar esta proteção e expor o carro. Para te ajudar a evitar este tipo de problema, preparamos algumas dicas para deixar seu automóvel protegido da maresia.

como proteger o carro da maresia

  1. Verifique o motor e a bateria

É importante sempre verificar a condição do motor e da bateria para se certificar de que estão livres do sal, da areia e da água. Se encontrar estes resíduos, faça sua limpeza e seque bem as peças do veículo. Se estiver de viagem pelo litoral, faça uma checagem desses itens assim que retornar. Caso more próximo da praia, o ideal é fazer esta revisão mensalmente.

  1. Faça a checagem da caixa de direção e amortecedores

Resíduos de areia podem ser bastante danosos para diversos itens do carro, como os amortecedores. A areia é capaz de romper as coifas dos amortecedores e provocar um prejuízo grande para o proprietário do automóvel, além de por sua segurança em risco. Para evitar estes problemas, recomenda-se a verificação da caixa de direção e dos amortecedores após um período maior do que 15 dias no litoral.

  1. Óleo de mamona

Uma boa maneira de proteger o carro dos efeitos da maresia é utilizando óleo de mamona. O óleo deve ser borrifado na superfície do veículo e ele retém a poeira e o sal da maresia. Para remover o óleo do carro, basta utilizar água e sabão neutro. É importante ressaltar, porém, que esta é uma solução paliativa e não elimina a necessidade de se realizar uma limpeza completa do automóvel após o período na praia.

  1. Proteja o carro durante a noite

Os efeitos da maresia são mais críticos no período da noite, que é quando ela está mais atuante. Por este motivo, é recomendado deixar seu carro sempre abrigado durante a noite, em local coberto e protegido da maresia.

  1. Fique atento a sinais de oxidação

É importante estar sempre atento ao menor sinal de deterioração das peças do veículo. Por este motivo, preste atenção nos parafusos e pequenas peças metálicas do seu carro e, caso verifique sinais de oxidação, faça uma limpeza com água morna, sabão neutro e uma escova.

  1. Cuidado na limpeza

Não utilize jatos de água muito potentes e nem solventes na limpeza de partes como o motor, pois podem prejudicar o funcionamento do veículo. Para sua limpeza, é recomendado utilizar uma escova macia e sabão neutro, que não danificam os componentes do motor.

Sempre faça a manutenção do seu carro

Para aproveitar o litoral sem ter que se preocupar com problemas no seu carro, é fundamental tomar estes cuidados extras na manutenção do veículo. Seguindo as dicas acima, você garante que seu carro estará sempre em bom estado de conservação e previne muitas dores de cabeça e gastos com reparos que seriam facilmente evitáveis.

 
Achou este conteúdo útil? Então assine nossa newsletter para receber mais dicas valiosas para o cuidado com seu carro direto no seu e-mail!


1 thought on “Saiba como proteger seu carro da maresia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *