Maio Amarelo: movimento por um trânsito mais seguro

Infelizmente, o trânsito ainda tira muitas vidas todos os anos. Segundo dados da Polícia Federal, em 2016 ocorreram 20.994 acidentes graves na rodovias federais, com 6.405 mortes em decorrência destes acidentes. Embora estes números sejam muito maiores do que qualquer um gostaria, eles representam uma melhora se compararmos com o ano anterior: houve uma redução de 3,9% no número de acidentes graves em relação a 2015. O número de óbitos também teve queda de 6,8%.

Esta redução no número de acidentes e óbitos depende em grande parte de uma maior educação e conscientização dos motoristas sobre segurança no trânsito e é por esta causa que, em 2014, surgiu o movimento Maio Amarelo. Saiba mais sobre esta causa e maneiras de contribuir para um trânsito mais seguro nos parágrafos abaixo.

maio amarelo trânsito mais seguro

Por que Maio Amarelo?

Em março de 2010, a Assembleia-Geral da ONU definiu o período entre 2011 e 2020 como sendo a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. Este evento se deu por conta dos números alarmantes de acidentes fatais no trânsito, sendo a nona maior causa de mortes no mundo, com 3 mil vidas sendo perdidas a cada dia na estradas e ruas ao redor do globo. Se nada for feito, estima a Organização Mundial da Saúde, acidentes no trânsito devem passar a ser a quinta maior causa de mortalidade no mundo até 2020.

Desta forma, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, surgiu o movimento Maio Amarelo buscando uma ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil com o intuito mobilizar todos os grupos da sociedade a engajarem-se com o tema e aumentar a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito. A Baltop é apoiadora deste movimento e, buscando contribuir para um trânsito mais consciente, preparamos o conteúdo a seguir.

Como contribuir para um trânsito mais seguro para todos

A maioria dos acidentes são causados por erros humanos, então o primeiro passo para diminuir o número de vítimas passa pela própria conscientização dos motoristas sobre a importância de se dirigir defensivamente. A direção defensiva diz respeito à comportamentos por parte do motorista ligados ao raciocínio lógico e inteligência emocional, a partir dos quais ele poderá identificar riscos e agir preventivamente, de modo a evitar acidentes. Em resumo, essas medidas passam pela questão do respeito às normas de trânsito e também pelo bom senso de quem está atrás do volante.

A direção defensiva é a base da série de atitudes positivas que devem ser tomadas para se trafegar com segurança, pois uma vez que o motorista domina as leis de trânsito e, talvez mais importante ainda, age de acordo com elas, dirigir se torna um ato mais seguro para todos. Veja a seguir outras 10 atitudes que devem ser tomadas para que o trânsito se torne mais seguro:

  1. Use sempre o cinto de segurança
  2. Reduza a velocidade em locais com grande tráfego de pedestres e em condições adversas, como chuva ou via em más condições
  3. Nunca dirija sob o efeito de álcool
  4. Cuide sempre da manutenção do veículo para prevenir acidentes em decorrência de problemas mecânicos
  5. Não utilize o celular enquanto dirige
  6. Respeite o limite de velocidade da via
  7. Não realize ultrapassagens em locais indevidos e sempre respeite a sinalização da via
  8. Não trafegue com excesso de passageiros, pois todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança
  9. Sempre utilize as setas e os faróis devidamente
  10. Mantenha uma distância segura dos outros veículos

As ações acima são todas simples e não prescrevem nada além do que o próprio código de trânsito já define como regras básicas para um trânsito mais seguro, porém muitas vezes elas são ignoradas. Desta forma, é essencial que as pessoas reconheçam sua importância e as apliquem no dia-a-dia, pois somente assim poderemos reduzir o número de acidentes de trânsito e poupar vidas que, de outra forma, continuarão a ser desperdiçadas em ritmo alarmante.

A Baltop, visando contribuir para que você tenha um carro com a manutenção em dia e mais seguro, criou uma série de promoções durante o mês de maio. Confira!

Compartilhe este conteúdo com família e amigos para que também dirijam com mais segurança!

1 thought on “Maio Amarelo: movimento por um trânsito mais seguro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *