Dicas de revisão para evitar acidentes

Trafegar em um trânsito mais seguro é um desejo de todos e, para que isso ocorra, toda a sociedade precisa dar sua contribuição em prol deste objetivo. Essa contribuição pode se dar de diversas formas, que vão desde uma relação mais respeitosa entre motoristas, pedestres e ciclistas até o maior respeito e atenção às leis de trânsito, que existem para garantir um ambiente mais seguro para todo mundo.

Uma dessas ações necessárias para assegurar um transporte seguro é a revisão do veículo, onde se pode verificar o estado e condições de peças essenciais para a direção do automóvel e fazer seu reparo ou substituição, prevenindo assim que acidentes ocorram. A Baltop, apoiadora do movimento Maio Amarelo, traz neste post dicas de revisão para que você possa manter o carro seguro e evitar problemas graves em decorrência da falta de manutenção.

dicas de revisão

Revisão do sistema de freio

Algo comum na revisão do carro é o fato de que muitas pessoas simplesmente se esquecem ou ignoram o período de troca do fluido de freio, algo que deve ser realizado de acordo com as instruções do fabricante. O problema de não realizar esta tarefa de manutenção é que o fluido de freio acaba absorvendo umidade do ar e isso diminui seu ponto de ebulição, o que compromete o poder de frenagem do veículo. Outro ponto a se atentar com relação ao fluido de freio é que ele nunca deve ter seu nível completado, pois o nível baixo é indicativo ou de que as pastilhas já estão gastas ou de que há um vazamento, e as duas situações exigem uma manutenção imediata do sistema.

Como é difícil estipular a vida útil dos componentes do sistema de freio, como pastilhas e discos, pois isso depende em grande parte do modelo do veículo e de seu uso, é recomendado que se faça uma revisão geral no sistema a cada 20 mil quilômetros em carros manuais e a cada 10 mil quilômetros em carros automáticos, que exigem mais do sistema. As mangueiras do sistema de freio, contudo, possuem prazo para sua substituição, que é a cada cinco anos.

Revisão do motor

O motor é o componente vital do carro e ele precisa receber a devida atenção. Para uma revisão adequada, comece inspecionando todo o sistema do motor, procurando por possíveis vazamentos, peças soltas ou mal encaixadas e também por componentes que possam estar danificados.

Alguns itens possuem um intervalo longo entre trocas, mas ainda sim precisam ser checados para se garantir que não ocorra nenhum problema. As velas de ignição, por exemplo, devem ser verificadas a cada 15 mil quilômetros e, se necessário, trocadas. Já a correia dentada não tem um prazo estipulado para troca, pois ele varia de acordo com o modelo, contudo deve-se analisar se este componente não está apresentando folga ou desgaste, o que indica a necessidade de substituição.

Também nunca se esqueça de checar as condições do óleo do motor, pois ele é essencial para garantir um bom desempenho do sistema como um todo. Seu nível pode ser completado se estiver baixo e o lubrificante ainda estiver em bom estado, mas, caso contrário, é preciso fazer a troca total do óleo. Recomenda-se sua troca a cada 10 mil quilômetros rodados.

Revisão dos pneus

Outro item essencial para a se garantir a estabilidade e segurança do veículo, os pneus devem ser revisados para se verificar se não há sinais de desgaste excessivo ou danos no material. Se estiverem gastos, os pneus precisam ser trocados.

A revisão da suspensão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou quando perceber que o veículo está mais pesado ou instável, o que exige o reparo do problema. Recomenda-se fazer também o alinhamento e balanceamento do veículo de forma periódica e após realizar a troca dos pneus.

dicas de segurança

Seguindo as dicas acima, você poderá circular com a confiança de estar em um carro seguro, que não vai causar acidentes por consequência de problemas mecânicos que poderiam ser facilmente evitados. Para te ajudar a manter seu carro sempre seguro, a Baltop preparou neste mês a Promoção Maio Amarelo: na troca de pastilha, você ganha o fluido de freio; na troca de óleo, você ganha o filtro; e em serviços de suspensão, você ganha um alinhamento 3D. Confira!

Compartilhe este conteúdo com família e amigos para que também dirijam com mais segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *