Como aumentar a durabilidade dos pneus do seu carro

Uma preocupação comum à todo motorista são os cuidados necessários para aumentar a durabilidade do veículo e a vida útil de seus componentes. Além da economia que representam, esses cuidados também servem para garantir que você tenha sempre um carro confiável para dirigir e, portanto, também ajudam a prevenir acidentes.

Conhecer mais sobre pneus para entender quais são seus problemas mais comuns e como antecipá-los é parte fundamental deste cuidado com o automóvel, pois eles têm influência direta sobre o desempenho e segurança do veículo. Felizmente, com algumas ações já é possível fazer a manutenção dos pneus e evitar muitas dores de cabeça.

Problemas que diminuem a durabilidade dos pneus

Diversos fatores contribuem para diminuir a vida útil dos pneus de um carro e alguns destes fatores são externos ao veículo. Um exemplo disso são as variações climáticas, que podem afetar a pressão dos pneus e desregular sua calibragem, diminuindo muito sua durabilidade. Estudos estimam que rodar com os pneus com pressão abaixo da recomendação do fabricante pode reduzir sua vida útil em até 25%.

baltop durabilidade dos pneus

Outro ponto de atenção são as ações do motorista, pois frenagens e acelerações muito bruscas também geram grande impacto na qualidade do pneu e podem limitar seu tempo de uso. Trafegar por terrenos muito acidentados ou com resíduos na pista, como óleo, também pode prejudicar a durabilidade dos pneus por deteriorar sua borracha. Outro hábito ruim que afeta negativamente os pneus é sobrecarregar o carro com mais peso do que ele pode suportar, o que faz com que os pneus sejam consumidos mais rapidamente e pode até desajustar o ângulo das rodas do veículo.

E temos ainda os problemas de ordem técnica do carro, pois diversos componentes mecânicos afetam diretamente o desempenho do pneu. É por este motivo que recomenda-se uma revisão de rotina de alguns componentes do automóvel, como freios, eixos, amortecedores, rolamentos, molas e também as rodas. Independentemente da origem, todos estes problemas representam uma ameaça à integridade dos pneus e, consequentemente, à segurança do motorista e por isso devem sempre receber atenção especial.

Cuidados para estender a vida útil dos pneus

Muitos dos problemas apontados acima podem ser facilmente evitados ou corrigidos. Um dos principais fatores que influenciam a performance dos pneus é o próprio motorista, uma vez que a direção defensiva é uma boa maneira de aumentar a durabilidade dos mesmos. Cuidados simples, como respeitar a indicação de velocidade da via ou evitar frenagens abruptas, tem reflexos positivos não só nos pneus, mas em todo o desempenho do veículo, contribuindo até para a economia de combustível.

Outros problemas podem ser prevenidos com um trabalho simples de manutenção do veículo, como a checagem dos pneus para identificar sinais de desgaste e também sua calibragem. Como mencionado acima, a calibragem é um dos fatores que mais influencia na durabilidade do pneu e ela deve ser realizada a cada 15 dias. O alinhamento e o balanceamento do carro também devem ser checados com periodicidade e sempre que houver algum sinal de atenção, como trepidação das rodas ou no volante e também quando a suspensão sofrer algum impacto.

Nunca ignore a importância da manutenção

É importante estar sempre atento às condições do veículo e do ambiente para evitar acidentes e problemas mecânicos com o carro e é por este motivo que a prevenção é tão importante. Ela representa não apenas uma economia considerável para o motorista, mas também representa a tranquilidade de se ter um veículo confiável para dirigir.

Com apenas alguns cuidados de manutenção do automóvel, é possível identificar e resolver problemas potencialmente perigosos enquanto ainda são simples, por isso nunca subestime a importância que a revisão tem e leve seu carro ao mecânico sempre que notar algo diferente. Além de ser crucial para sua segurança, isso ainda pode representar um aumento na durabilidade dos pneus e uma grande economia para seu bolso.

 

Achou este conteúdo útil? Então assine nossa newsletter para receber mais dicas valiosas para o cuidado com seu carro direto no seu e-mail!


3 thoughts on “Como aumentar a durabilidade dos pneus do seu carro”

    1. Olá Andre, já estou encaminhando seu pedido de orçamento para o pessoal responsável, logo eles entram em contato (por e-mail) para te passar mais informações, se preferir pode informar um número para que eles te contatem pelo Whatsapp.

      Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo fone (47) 3360-7373 ou pelo Whatsapp (47) 98804-4260

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *