7 dicas para fazer a manutenção do carro e evitar gastos desnecessários

baltop manutenção do carro

Todos sabemos como problemas com o carro são estressantes. Além de impactar diretamente na maneira como nos locomovemos, um problema no automóvel também representa um gasto extra e a necessidade de procurar assistência profissional para o reparo do veículo. Mas antes de chegar até este ponto, saiba que com algumas tarefas simples é possível fazer a manutenção do carro em casa e assim prevenir problemas e preocupações no futuro. Abaixo, listamos 7 dicas para te ajudar:

  1. Pneus

Para aumentar a durabilidade dos pneus, é importante checá-los a cada 15 dias para identificar sinais de desgaste. Os pneus atuais possuem uma indicação na sua lateral (um triângulo ou as letras TWI) que servem justamente para ajudar a identificar se o pneu está mesmo desgastado. A calibragem dos pneus também deve ser realizada na mesma frequência: a cada duas semanas.

  1. Água do radiador (fluido de arrefecimento)

Esta manutenção é importante para prevenir diversos problemas com o motor, pois o radiador é responsável por refrigerá-lo. Um problema no seu funcionamento pode inclusive acarretar na necessidade de troca do motor. Para prevenir estes problemas, faça uma checagem semanal do nível de água do radiador e, uma vez por ano, faça a limpeza do sistema de arrefecimento.

  1. Óleo do motor

Outro item que tem impacto direto no desempenho do motor do veículo. Você também deve conferir o nível do óleo semanalmente para garantir que nunca fique abaixo do mínimo. Para isso, retire a vareta do óleo, limpe-a utilizando um papel ou pano e a insira novamente para poder verificar o nível de óleo do carro. É recomendada a troca de óleo a cada seis meses.

  1. Bateria

Para garantir que a bateria armazena energia corretamente, deve-se verificar se os cabos estão corretamente conectados aos pólos e limpos, além de ser indicado que o funcionamento do sistema de partida, bateria e alternador sejam avaliados todo ano.

  1. Filtros

O filtro de ar pode impactar negativamente no consumo de combustível do automóvel se estiver sujo, por isso faça uma checagem regular deste item e sua troca, se necessário. Já o filtro de combustível serve para reter impurezas do mesmo e também influencia diretamente na economia do carro, portanto faça uma inspeção regular desta peça e sua substituição de acordo com a recomendação do fabricante.

  1. Freio

É importante verificar o nível do reservatório do fluido de freio para conferir se não há nenhum vazamento no sistema e também atestar o estado geral do sistema. Este procedimento é importante, pois umidade pode se acumular no fluido e torná-lo instável, anulando a frenagem. Recomenda-se a troca do fluido de freio a cada dois anos ou conforme recomendação do fabricante.

  1. Faróis

Os faróis são itens de segurança do veículo, por isso é importante sempre mantê-los em funcionamento, inclusive para evitar multas. Por isso, confira periodicamente se as lâmpadas dos faróis e das luzes de seta estão funcionando corretamente e providencie a troca imediata caso constate algum problema.

Prevenir é a melhor maneira de economizar

Com algumas ações simples e que não demandam muito tempo, é possível fazer a manutenção do carro em casa mesmo e evitar diversos problemas futuros. Além de ser importante por questões como segurança e tranquilidade, a manutenção preventiva também pode representar uma grande economia por antecipar problemas sérios enquanto eles ainda são fáceis de resolver.

Achou este conteúdo útil? Então compartilhe com família e amigos para que também dirijam com segurança e economia!

3 thoughts on “7 dicas para fazer a manutenção do carro e evitar gastos desnecessários”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *