5 sinais para identificar a hora de trocar os pneus

Mesmo com a tecnologia de ponta que é aplicada na fabricação dos pneus para assegurar sua qualidade e durabilidade, eles também precisam ser substituídos em algum momento. Os pneus são constantemente expostos a situações que podem prejudicar seu desempenho e isso afeta diretamente a experiência do motorista, pois seu carro perde muito em estabilidade e segurança.

Além disso, rodar com pneus desgastados podem trazer ainda outros problemas, como multa e penalização na carteira de motorista, gerando um estresse desnecessário para o proprietário do automóvel.

Para te ajudar a evitar estes problemas e ter sempre um carro de confiança à mão, preparamos uma lista de 5 situações que podem te levar a realizar a troca dos pneus. Você deve realizar a substituição dos pneus do seu veículo sempre que eles apresentarem algum dos itens da lista abaixo:

  1. Desgaste

É difícil definir exatamente uma quilometragem para determinar a troca dos pneus, pois muitos fatores influenciam neste quesito, como o estilo de direção do motorista, os terrenos por onde trafega e os cuidados de manutenção com o veículo. Por este motivo, é sempre importante ficar de olho no desgaste sofrido pelos pneus, pois este será o maior indicativo que de está no momento de realizar a troca. Para isso, verifique o indicador de desgaste do pneu, que fica dentro daqueles sulcos em sua superfície, e faça sua troca sempre que o indicador estiver na mesma altura da banda de rodagem, isto é, quando os sulcos atingem a profundidade mínima de 1,6 milímetros.

troca dos pneus

  1. Desgaste anormal

O desgaste anormal se configura quando o desgaste atinge regiões isoladas do pneu e geralmente indicam outros problemas no veículo. Os casos mais comuns de desgaste desse tipo ocorrem em uma das laterais do pneu (o que sugere roda desbalanceada ou mal alinhada), na duas laterais do pneu (o que indica pneu com pouco ar) ou ao longo de toda a superfície central (o que pode ser causado por pneus inflados demais). Para evitar o desgaste anormal dos pneus do seu carro, faça a manutenção regular do amortecedores e freios e também o rodízio dos pneus.

  1. Envelhecimento

Como diversos fatores afetam a durabilidade dos pneus, como temperatura, pressão, manutenção, terreno e etc, é importante estar atento à qualquer sinal de envelhecimento deste componente do automóvel. Como a vida útil de um pneu acaba sendo imprevisível, é recomendado que, após cinco anos ou mais em uso, eles sejam inspecionados ao menos uma vez por ano.

  1. Danos

Diversas situações podem causar danos nos pneus e prejudicar o veículo. Buracos no asfalto e outros tipos de choque podem deformar o pneu, desgastá-lo de forma irregular e ainda provocar o surgimento de bolhas e rachaduras. Por isso, sempre que seu carro passar por algum impacto que tenha influência direta nos pneus, procure um especialista para saber se o dano pode ser reparado ou não.

  1. Furos

Os pneus modernos possuem alta resistência e durabilidade, mas também estão suscetíveis aos furos, que podem ser causados de diversas formas. Sempre que notar uma perfuração em algum dos pneus do seu carro, leve-o à um especialista para que ele possa analisar se ele aquele pneu pode ser reparado ou se o furo provocou outros danos que demandam sua troca.

Mantenha seus pneus sempre em bom estado

Os pneus são itens essenciais para a segurança e boa dirigibilidade do automóvel, por isso nunca deve-se descuidar da sua manutenção. Manter os pneus do seu carro sempre em bom estado é algo imprescindível para que você possa trafegar tranquilamente e sem correr perigos desnecessários. Portanto, sempre que um pneu do seu carro apresentar algum dos sinais listados acima, procure imediatamente um especialista para verificar se ele ainda pode ser reparado ou deve ser trocado.

Se os pneus do seu carro estiverem precisando de substituição e você estiver procurando pelo preço de novos pneus, confira a página especial da Baltop Auto Center, onde você pode fazer sua solicitação de orçamento online!

1 thought on “5 sinais para identificar a hora de trocar os pneus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *